A experiência confirma que após uma palestra bem elaborada e com foco nas melhores práticas de gestão, o ganho em relação ao ânimo e desempenho dos colaboradores são consideráveis, assim como o comprometimento de todos os envolvidos, para o desenvolvimento, pessoal, profissional e o crescimento do negócio.

   Através do procedimento de elicitação, que implica em uma análise detalhada do negócio, com o uso da ferramenta (Análise de SWOT). Verificamos as forças,  fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio e propomos ações de acordo com os resultados da análises.

   BOAS PRÁTICAS DE  GESTÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS:

  1. Definir metas e objetivos claros.

    No planejamento de qualquer empresa, ter metas e objetivos bem definidos é o principal ponto para crescer tanto em tamanho quanto em faturamento. Para garantir que não sejam definidos objetivos impossíveis, vale a pena dividir suas metas por períodos.

    Estabeleça metas mensais, semestrais e anuais para que sua equipe saiba aonde precisa chegar. As metas podem ser definidas por áreas, como produção, faturamento e expansão, por exemplo.

    Essa é uma das maiores dicas para você manter boas práticas de gestão na sua empresa. E lembre-se: as metas atingidas ajudam a motivar a sua equipe. Por isso, procure sempre compartilhar as vitórias da empresa com seus colaboradores e parabenize pessoalmente os envolvidos.

  2. Realizar análises SWOT.

    A análise de SWOT, ajuda a definir quais são as forças e as fraquezas das empresas. Além disso, o método ajuda a enxergar os possíveis problemas e desafios que seu negócio precisará enfrentar.

  3. Desenvolver estratégia de marketing digital

    Um planejamento de marketing digital faz toda a diferença na gestão para micro e pequenas empresas. Garantir que seu público conheça seu negócio e seus produtos e serviços é essencial para o seu sucesso.

  4. Manter a saúde financeira é uma das melhores  práticas de gestão.

    Mesmo para as micro e pequenas empresas, o setor de finanças é um grande desafio. Cuidar da saúde financeira do negócio, manter o pagamento de impostos e tributos em dia e fazer o gerenciamento do capital da empresa não são tarefas fáceis.

  5. O uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para as boas práticas de gestão.

    Existem ferramentas de tecnologia que podem transformar a gestão da sua empresa. Proteger os dados do negócio, por exemplo, deve ser uma das grandes prioridades de qualquer empreendimento. O backup em nuvem é a melhor alternativa para manter os dados seguros e armazenados de forma eficiente.

    Vale ressaltar que há várias ferramentas gratuitas para micro e pequenos negócios, como o MarketUP por exemplo.